quarta-feira, 22 de junho de 2016

Da Pré-História à História - Idade dos Metais.

Após os períodos paleolítico, e neolítico, chegamos a ultima fase da pré-história, a idade dos metais. Foi um período de curta duração, vai de mais ou menos 5000 anos a.C, até o surgimento da escrita.


A idade dos metais caracteriza-se pela substituição das ferramentas de pedras e ossos, por instrumentos metálicos.
Por volta de 5000 a.C. (fim do período neolítico), o cobre foi um dos primeiros metais a ser utilizado. Com o passar dos anos o estanho também começa a ser utilizado. Com domínio do fogo o homem começa a realizar a metalurgia dos metais.
O homem teve a primeira produção de metal obtida por acidente. Quando colocou certos minérios (pedras na época) de estanho e chumbo, que se diferenciavam pelas cores, em uma fogueira, notou que o calor da fogueira derretia essas “pedras” e com isso ele começa a formar e moldar diferentes armas, facas, lanças e flechas, antes que a pedra resfrie.

A idade dos metais pode ser dividida em Idade do Bronze, e Idade do Ferro.

Idade do Bronze:

Cada civilização começou a fabricar e usar este metal em épocas diferentes, por isso, é difícil definir uma data exata para este período. No entanto, para facilitar os estudos, a  Idade do Bronze é datada do período entre 4000 a.C. e 1.300 a.C e acredita-se que teve início no Oriente Médio.
Começaram com o estanho, e agora começam a misturar, através da mistura de metais como o cobre e o estanho, por exemplo, o homem consegue obter um material com coloração amarelo pardo, que hoje conhecemos como bronze, uma liga metálica mais resistente que proporciona a fabricação de armas e instrumentos mais rígidos. Essa parte da historia ficou conhecida como sendo a Idade do Bronze
Graças a esses avanços na idade do Bronze, deu-se o uso intenso de metais e de redes de desenvolvimento do comercio, instrumentos de pedras começam a ser produzidos em bronze, aumentando a qualidade, e durabilidade. O bronze também começa a ser utilizado na criação de objetos artísticos, como mascaras, e estatuetas.


Como já foi dito, este período variou de uma região a outra. Confira a seguir as diferentes datas de adoção do bronze:

  •          Grécia Antiga: o metal começou a ser fabricado em meados do III milênio a.C.;
  •          Mesopotâmia: por volta do final do IV milênio a.C.;
  •          Ásia Central: aproximadamente no início do II milênio a.C.;
  •          China: por volta de 1.700 a.C.
  •          Egito Antigo: em meados de 3.200 a.C.

Idade do Ferro:

Agora começa a transição para a idade do Ferro, começa por volta de 1200 a.C na Europa e no Oriente Médio. É considerada o ultimo estagio tecnológico e cultural da pré-historia, e refere-se ao período em que ocorre a metalurgia do ferro. Aos poucos todas as armas e utensílios feitos de bronze começam a ser substituídos pelos de ferro devido a uma melhor dureza. O uso do ferro promove grandes mudanças na sociedade. A agricultura se desenvolve com rapidez, por causa dos novos utensílios fabricados, foram criados arados de metal, e a enxada, que facilitaram muito a vida no campo. E a fabricação de armas mais modernas viabilizou a expansão territorial de diversos povos, o que mudou a face da Europa e de parte do mundo. Apesar de ter sido muito importante, o ferro teve um processo de propagação muito lento, pois as técnicas de manipulação das ligas de ferro eram difíceis de aprender.

Ferramentas de ferro encontradas na atual República Tcheca,
possuem aproximadamente 2.500 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário